Está precisando engajar seu grupo de jovens ou adolescentes para orar? Veja essas ideias para o culto de oração ou reunião de jovens e adolescentes.
Imagem de freepik
Ideias para o culto de oração: Amigo secreto de oração
Você já deve ter participado de um amigo secreto tradicional, geralmente no final do ano, em seu trabalho ou família.
Nessa brincadeira, todos os nomes dos participantes são colados em um recipiente e sorteados aleatoriamente por uma pessoa de cada vez.
Se a pessoa tirar o seu próprio nome escrito no papelzinho, ela devolve para o recipiente e tira outro.
Geralmente, há uma certa tensão sobre o presente que ganhará, já que, mesmo quando as pessoas colocam nas caixinhas os bilhetinhos “para quem tirou a fulana”, escrevendo o que se pretende ganhar, há uma chance grande do presente não agradar.
Essa brincadeira já ganhou diversas formas, como amigo chocolate, amigo caneca e até mesmo inimigo secreto.
Haja criatividade, não é mesmo?
Então que tal utilizar essa ideia para culto de oração, com o amigo secreto de oração, para incentivar o seu grupo a orar? Veja o passo a passo do amigo secreto de oração
Passo a passo do amigo secreto de oração
- leve papel cortado, envelope, canetas e um recipiente (pode ser uma sacola, caixa, etc)
- peça para cada participante escrever seus motivos de oração em um papel, colocando em um envelope com seu nome do lado de fora.
- coloque todos os envelopes identificados em um recipiente, cada participante deve tirar um envelope do recipiente, sem olhar
- se tirar seu próprio nome, deve devolver o envelope e pegar outro.
Etapas do amigo secreto de oração
Você pode fazer o amigo secreto de oração em uma ou duas etapas.
Em uma etapa, realizando tanto a confecção dos pedidos e o sorteio quanto a oração e revelação, no mesmo dia.
Em duas etapas, em que ocorreria, em um dia, somente a primeira etapa, deixando a segunda etapa que abrangerá a revelação e o compartilhamento para uma próxima data, já pré-definida e avisada aos participantes.
Se fizer o amigo de oração em apenas uma etapa, você pode pedir que cada um, em seu próprio lugar, leia os motivos de oração e ore por eles naquele momento. Estabeleça um tempo: 5 minutos, 10 minutos.
Depois disso, cada um deve se dirigir a quem tirou no sorteio, e revelar que orou por aquela pessoa.
Se preferir fazer em duas etapas, o ideal é que não seja um intervalo de tempo longo, para que não caia no esquecimento dos participantes.
Pontos de atenção para o momento do amigo secreto de oração
É importante calcular o tempo necessário para a realização da atividade, que vai depender da quantidade de participantes. Em sua conta, considere:
- minutos necessários para que os participantes escrevam seus pedidos de oração;
- minutos para o sorteio dos nomes entre os participantes;
- o momento mais importante, que é o da oração pelos pedidos, que deve ser individual;
- minutos para que os participantes procurem os sorteados e se revelem como amigo de oração
- minutos para que alguém que deseje possa compartilhar o que achou da atividade ou o que Deus ministrou ali naquele momento.
Na revelação do amigo oração, não faça da maneira tradicional em que cada um fala quem tirou, um por vez. Oriente que a pessoa deve procurar a pessoa por quem orou. Dessa forma, a atividade fica mais dinâmica e interessante.
Vale lembrar que, caso o amigo secreto seja realizado em duas etapas, pode haver o risco de algum participante não estar presente, prejudicando um pouco a dinâmica. Nesse caso, incentive a pessoa que tirou alguém que faltou a procurar essa pessoa durante a semana para se revelar.
Ainda, é importante considerar que por se tratar de uma atividade dinâmica e de conversa entre os participantes, poderá haverá uma certa demora nas etapas. Por isso, o responsável pelo momento deve estar atento e conduzir a atividade, atento ao tempo.
Benefícios do Amigo Secreto de Oração
Essa atividade visa aproximar as pessoas, compartilhando seus motivos de oração, e, além disso, ajuda a cumprir o que o Senhor determina em:
“Orai sem cessar” I Tessalonicenses 5:17
“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” Filipenses 4:6
Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Tiago 5:16
Que tal organizar um amigo de oração para o próximo encontro do seu grupo?
Veja mais ideias para o culto de oração neste link e aqui também.
Que Deus abençoe!