Ter um momento devocional com crianças, utilizando o bible journaling, pode ser mais convidativo.
Exemplo de bible journaling com crianças
Este é um exemplo de um momento que tivemos, quando lemos sobre a crucificação em João 19:17-19
“E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota, onde o crucificaram, e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio…”
Na minha bíblia, eu desenhei uma cruz com um tecido vermelho, e meu filho quis fazer parecido, esse foi o resultado dele. A segunda foto eu aproximei um pouco o celular para ficar mais visível.
Eu ajudei desenhando a cruz que depois foi contornada e pintada por ele.
Quando iniciar o bible journaling com as crianças?
Pensando o bible journaling como um momento em que expressamos o que entendemos da palavra do Senhor registrando isso na própria bíblia, será que existe uma idade certa para que as crianças também tenham essa alternativa em seu momento devocional?
As crianças amam desenhar, colar, fazer arte. Então, é possível aproveitar esse desejo natural delas em algo que vai ajudar no ensino bíblico, num momento único de relacionamento com seus pais ou cuidadores, que com certeza ficarão em suas memórias.
E qual é a idade certa para incentivar a criança a tal prática? Muitos podem achar que a partir do momento que já estiverem alfabetizadas, já sabendo ler. Mas na verdade, pode ser antes, bem antes.
Começa quando a criança vê você lendo a bíblia, dando tempo e valor à palavra de Deus, e continua quando ela, naturalmente, começar a se interessar por pintar, desenhar, criar.
Dismistificando o bible journaling para crianças
As imagens de bible journaling aqui na internet, ou na bíblia de alguém que você conhece, são tão lindas, delicadas, podemos até dizer que “perfeitas”. Mas, como poderia, uma criança novinha, que ainda está desenvolvendo a coordenação motora fina, fazer tal registro?
É justamente aí que está a chave, ela não precisa fazer um registro perfeito. Ela precisa expressar, do seu modo, com sua visão de mundo, o que ela acabou de aprender, o que a fez pensar, o que chamou sua atenção na história aprendida.
Lembrando aqui que isso também se aplica aos adultos que não tem muita aptidão com escrita, desenho, artesanato (risos).
Como é o momento do bible journaling com crianças
No momento em que vocês forem compartilhar a palavra de Deus (friso o “vocês” pois esta é uma oportunidade linda para estarem juntas, aproveitando o tempo), não espere que a criança estará 100% disposta em todas as vezes.
No começo, por se tratar de novidade, elas estarão muito empolgadas, pode ter certeza. Mas com o passar dos dias, isso pode diminuir. Não desanime. Dê o seu exemplo, faça você, as crianças observam e absorvem nossos comportamentos.
Talvez essa prática seja apenas uma das formas que você terá para passar esse tempo de leitura bíblica e ensino com seu filho, como mais uma opção criativa nesses momentos tão importantes.
Não espere a perfeição, como falamos nesse post. A criança irá pintar, colar, desenhar, escrever, riscar, do seu jeito. Acolha, tente entender o que foi desenhado, pergunte o que é aquela parte do desenho. Acredito que todos nós já fomos surpreendidos por uma criança com seu desenho em mãos nos perguntando se está bonito.
Então, aí está o seu momento de questionar, de constatar o que ela de fato absorveu daquele momento.
Ela também poderá querer “copiar” o que você está fazendo, e tudo bem! Ou até mesmo comparar o seu desenho com o do irmãozinho, ou o seu. Não deixe de lembra-la de que ela pode fazer do seu jeito, incentivar a sua criatividade. Aproveite a oportunidade para ensinar que cada um é único diante de Deus e outros princípios que fortalecem sua individualidade.
Concluindo, as crianças adoram desenhar, colar, pintar… Essa característica da criança pode ser muito bem aproveitada no devocional com crianças utilizando o Bible journaling.
O borrado, amassado, rasgado, torto, vão aparecer, mas eles não vão apagar esse momento das suas memórias.
Pingback: Dobradura no Bible Journaling com crianças - Vitamina BO
Pingback: Bible journaling para quem não tem habilidade - Vitamina BO