Será que precisamos de ideias para o culto de oração? Mas não é só culto para orarmos? Como deve ser a condução desse momento, no ambiente da igreja? Relato aqui um formato que participei e que achei bem convidativo.
Culto de oração
Algumas igrejas tem cultos específicos chamados de culto de oração. Geralmente, nesses cultos, o responsável faz a abertura, são cantados cânticos ou hinos, e pergunta quais são os pedidos de oração.
A seguir, passa para o momento em que são feitas as orações, sendo finalizado pelo dirigente.

Como tornar esse momento mais participativo, convidativo?
Dependendo da estrutura do local, uma ideia para tornar o momento mais dinâmico é separar locais para cada tipo de pedido de oração.
Se sua igreja tiver salas, podem se reunir no ambiente do templo para a abertura e cânticos e em seguida passar para a divisão dos grupos. O dirigente vai dividir as pessoas em tantos grupos quantas forem as salas disponíveis ou os temas pré-determinados.
Cada sala terá um tema de oração.
Por exemplo:
- sala 1 vai orar pelos pedidos relativos à saúde.
- Sala 2 vai orar pelos desempregados e vida financeira
- Sala 3 vai orar pela liderança da igreja e programações próximas
- Sala 4 vai orar por missões
- Sala 5 vai orar agradecendo
O ideal é que tenha um responsável por sala, que vai perguntar pelos motivos de pedido/agradecimento especificamente pelo tema da sala, vai convidar os irmãos a orar e vai finalizar.
É preciso estipular o tempo de duração de cada sala, para que todos passem por todas as salas. O responsável pela sala é quem vai controlar o tempo e conduzir as pessoas para a próxima sala, e receber as que estão chegando que acabaram de sair da sala anterior.
Por exemplo,se cada sala durar 10 minutos, e forem 5 salas, teremos quase 1 hora de oração. Somando a abertura que já aconteceu e o tempo de deslocamento entre as salas e encerramento, chegamos perto de 2 horas de duração.
Nesse formato, todos tem oportunidade de participar e os pedidos de oração são lembrados. Muitas pessoas tem vergonha de orar em público, por diversos motivos, acredite. Nesse formato, com grupos menores, mais específico, pessoal, há abertura para que pessoas que não estão acostumadas a orar em público (dependendo da denominação ou costume) fiquem mais a vontade para orar.
Pontos de atenção para esse formato
O responsável por cada sala deve estar atento ao tempo, pois todas as salas devem finalizar ao mesmo tempo, para permitir o “rodízio” das pessoas nos espaços.
Deve haver alguém responsável no corredor ou no espaço onde as pessoas circularão, orientando a movimentação, pois como bons cristãos, adoramos cumprimentar longamente quando vemos um irmão querido, podendo nos esquecer de mudar de sala no tempo previsto.
Se sua igreja não tem salas ou espaços para fazer a divisão, não tem problema. Nesse caso, divida os grupos pelo templo, em círculos com as cadeiras, um em cada canto, mantendo um responsável por grupo e a regra do tempo, e um responsável pela movimentação entre os grupos.
Encerramento do culto de oração
Então, ao passar por todas as salas/círculos, todos voltam ao templo ou ao formato inicial das cadeiras, o dirigente finaliza com uma oração.
Pode ser usado em programação especial, não precisa ser adotado em todos os cultos de oração. Em vigílias é ótimo.
Se tiver oportunidade, teste em sua comunidade e depois conte aqui nos comentários como foi.
Se você já conhecia o formato, ou algum parecido, também comente, quem sabe podemos ajudar outras pessoas compartilhando novas (velhas) ideias para o culto de oração, formas de estarmos juntos, em oração.
Confira mais uma ideia para o culto de oração, o relógio de oração, neste link.
O culto de oração é muito importante. Podemos todos ajudar melhorar ela coda vez mais. obrigado
Pingback: Ideiapara o Culto de Oração, o Relógio de oração - Vitamina BO
Pingback: Ideias para o culto de oração para Jovens e Adolescentes - Vitamina BO